top of page

Tambour Doors

Foto do escritor: Arnaldo PolitanskiArnaldo Politanski


Sou Arnaldo Politanski, médico, cirurgião geral, aposentado há três anos, após 38 anos de atuação na área. Há cerca de 12 anos, mergulhei de cabeça no mundo da marcenaria, e desde então, venho me dedicando apaixonadamente a aprimorar minhas habilidades, por meio de cursos e leituras especializadas. Uma das revistas que mais me inspiram é a Fine Woodworking, conhecida por fornecer informações de alta qualidade para os entusiastas da marcenaria. Na edição do bimestre Maio/Junho de 2024, um tema que me chamou muito a atenção é abordado: as tambour doors.


As tambour doors têm uma história fascinante, que remonta à França do século XVIII, durante o reinado de Louis XV. Nessa época, um marceneiro recebeu a tarefa de criar o "bureau du Roi", a escrivaninha real, que precisava combinar beleza, leveza e praticidade, para que o monarca pudesse despachar, e guardar seus pertences de escrita, com facilidade. Em 1760, Jean François Oeben, iniciou um projeto revolucionário: as tambour doors. Consistindo em ripas de madeira unidas por um pedaço de tecido, essas portas deslizavam em ranhuras laterais no corpo da escrivaninha. Após a morte de Oeben, seu aluno Jean Henri Riesener deu continuidade ao trabalho e, em 1769, o "bureau du Roi" foi entregue ao rei com grande sucesso. 


Bureau du Roi (Bureau do Rei) de Ben e Riesener, marchetaria e ormolu, 1760-69. A peça está localizada no escritório do Castelo de Versalhes, França.

Durante minha jornada na marcenaria, tive o privilégio de estudar em duas excelentes escolas americanas. Durante o ano letivo de 2021-2022, frequentei o Center for Furniture Craftsmanship em Rockport, Maine, e durante 2023-2024, estudei (e continuo estudando) na North Bennet Street School em Boston, Massachusetts. Em ambas as escolas, tive a oportunidade não apenas de aprimorar minhas habilidades, mas também de colocá-las em prática em projetos, envolvendo a técnica das tambour doors. No Center for Furniture Craftsmanship, construí um aparador com quatro gavetas centrais, duas prateleiras laterais, e duas portas, no estilo tambour doors. Na North Bennet Street School, optei por criar uma caixa de joias, também com duas portas tambour nas laterais (Imagens abaixo).



Na minha opinião, o efeito final de uma tambour door, é de leveza, simplicidade e excelente design visual. Elas são muito utilizadas em espaços onde há limitação de espaço, quando não é possível instalar portas convencionais, e são de fácil manutenção. Acredito que o futuro das tambour doors é promissor, e estou animado para continuar explorando e experimentando com essa técnica fascinante na minha jornada na marcenaria.


Para garantir a perfeita execução das tambour doors, é essencial criar cuidadosamente as ranhuras nas laterais da peça onde as portas irão correr. Isso pode ser feito utilizando um molde em MDF e, em seguida, uma tupia ou CNC para fazer o corte preciso. Depois disso, cortamos as tiras, ou slats, todas com exatamente as mesmas dimensões e as colamos juntas dentro de um gabarito, utilizando uma tela ou tecido resistente (Imagens do processo na galeria abaixo).



Experimentei várias opções de cola e descobri que as melhores são aquelas à base de PVA, pois são resistentes e altamente flexíveis, o que é fundamental para esse tipo de porta. Após a colagem, utilizando uma serra circular, criamos dentes nas laterais dos slats com as mesmas dimensões das ranhuras, ou grooves. Durante a instalação das portas, utilizamos uma grande quantidade de lubrificantes de madeira, como vaselina líquida, ou mesmo cera, para garantir um deslizamento suave e eficiente.


Durante o processo, experimentei várias opções de cola e descobri que as melhores são aquelas à base de PVA, pois são resistentes e altamente flexíveis, o que é fundamental para esse tipo de porta. Após a colagem, utilizando uma serra circular, criamos dentes nas laterais dos slats com as mesmas dimensões das ranhuras, ou grooves. Durante a instalação das portas, utilizamos uma grande quantidade de lubrificantes de madeira, como vaselina líquida, ou mesmo cera, para garantir um deslizamento suave e eficiente.

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Silvio Guilarducci
Silvio Guilarducci
Aug 13, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

Esse trabalho de marcenaria é absolutamente extraordinário! A precisão nos detalhes, o acabamento impecável e a criatividade no design são inspiradores. Dá pra ver o cuidado e a paixão em cada peça. Um verdadeiro exemplo de maestria e arte na madeira. Parabéns pelo incrível talento!

Like

RMW SERVICOS LTDA - Rua Backer, 667 - Sala 01
45.617.739/0001-85

Os produtos e serviços comercializados neste site tem prazo de entrega variavel e não superior a 30 dias uteis, seguem as leis brasileiras para prazos de troca, devolução e reembolso

bottom of page